quarta-feira, 1 de outubro de 2008

E eu finjo ter paciência...






Já pararam pra pensar quantas coisas na vida nos exigem um esforço raro de paciência? Com o chefe chato no trabalho, com os problemas que insistem em crescer, com a espera incansável por um grande amor, a luta constante por um trabalho, um dia especial que demora de chegar, uma pessoa que está longe e que você morre de saudade... a vida é um exercício de paciência.
A música de Lenine traduz muito bem a angústia dos nossos dias e a procura imediata que temos por tudo. Queremos tudo, e queremos pra ontem. Às vezes eu mesma me pego assim, querendo entregar os pontos quando a ansiedade fala mais alto que a solução para os problemas. E quando pedimos conselho a um amigo, sempre escutamos a velha frase: "paciência, tudo vai dar certo". Mas nessa loucura de um "formidável mundo cão", como diria a música do Jay Vaquer, às vezes é impossível ir contra a esse sentimento de pressa. E digo isso porque o tempo todo lutamos contra o tempo, para dar conta de terminar um trabalho, para chegar pontualmente a um compromisso, para entregar um filme alugado... exigimos do mundo a solução para os nossos problemas com a mesma intensidade que ele exige de nós.
E voltando à música do Lenine, "Será que temos esse tempo pra perder, e quem quer saber: a vida é tão rara..." A única solução possível para o incansável exercício da paciência é ainda sermos surpreendidos pelas surpresas do que não esperamos, a alegria do encontro ao acaso, o papo legal em um ponto de ônibus com um desconhecido, a risada fora de hora, a espera por um longo abraço... deixemos a impaciência para tudo aquilo que não podemos intervir. Para todas as outras coisas, um pouco do acaso. Afinal, a vida é tão rara... e não pára, não.

2 comentários:

Unknown disse...

"8 e 80 nas ruas estreitas do pensamento de todo bom jogador...." e nessa incasavel correria, sem paciencia para as maiorias das coisas eh que tocamos o barco adiante, torcendo pro vento soprar mais forte pro barco chegar mais rapido.. afinal de contas, somos impacientes!, rss.. bjos Didis!

Detalhes de mim... disse...

Eis um dos meus grande defeito!! A impaciência! Quero tudo pra ontem ( acho q já deu pra vc perceber né Indhy kkkkk)É preciso ter cuidado com essa tal da impaciência porque muitas vezes nos leva à precipitação. Nada melhor do q o acaso!!
Parabéns pelo blog Indhy! Sabe q sou sua fã!! Mas agora preciso visitar Cafa!! Não vivo mais sem ele kkkkkkkk
Bjooo