terça-feira, 7 de outubro de 2008

Das coisas simples


E também das coisas fúteis,por que não? Hoje quero falar sobre as pequenas coisas que dão sentido maior à nossas vidas. Sobre aquele dia em que você não deu nada quando ele começou e resolveu passar na casa de um amigo pra bater um papo. E saiu de lá renovado. Sobre uma boa ação do dia, como dar o endereço de uma rua a alguém que estava perdido. Sobre retribuir um sorriso a um desconhecido. Sobre cantar sua música favorita debaixo do chuveiro enquanto toma banho. Ou sobre aquela mensagem que chega inesperada em seu celular e te surpreende... Eu conversava com um amigo que está distante geograficamente, fisicamente, mas não sentimentalmente falando, rsrs, e me veio a idéia deste post quando falávamos exatamente dessas coisas simples. De como elas interferem na nossa felicidade, ou nos proporciona momentos de alegria. Alguns até taxariam esses "pequenos prazeres" cotidianos de coisas inúteis ou fúteis, mas quem sabe a diferença de coisas simples na vida da gente sabe muito bem do que estou falando. E eu incluiria até a tecnologia nessas coisas simples. Nossa, o msn é a minha ferramenta mais que especial para bater esse papo renovador com os amigos. Ou não, podemos conversar sobre coisas inúteis e racharmos de rir do mesmo jeito, por que não? Detalhes que fazem toda a diferença.

É por isso que declaro sempre o meu amor ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, do diretor Jean-Pierre Jeunet, porque ele fala exatamente desses pequenos prazeres. De como não somos estranhos por querer realizá-los, simplesmente, porque gostamos. São poucos os que admitem os seus pequenos prazeres, ou pecadinhos, por que não denominá-los assim?

Proponho a vocês um exercício aqui. Vamos citar coisas simples que nos fazem bem? Eu começo: gosto de cantar bem alto em casa com o som mais alto ainda quando estou sozinha. Gosto também de andar em um ônibus que dá mil voltas até chegar em minha casa com o mp4 no ouvido, ouvindo as canções, pensando em mil coisas e em nada, e olhando a paisagem. Gosto de deitar no chão do quintal daqui de casa (quando há tempo pra isso! rsrs) e tomar sol olhando o céu. Gosto de falar besteiras com amigos e com a família e dar altas risadas. Gosto de assistir a filmes de madrugada, e ir dormir pensando neles. Gosto de andar a pé e sozinha quando não tenho nenhum compromisso, sem hora pra chegar. Gosto de olhar nos olhos dos outros, de cumprimentar pessoas, e de distribuir sorrisos e ser correspondida. Não é só. Mas paro por aqui, só por hoje. Ah, mais um pequeno prazer: escrever, mas só quando me dá vontade.

Um comentário:

Unknown disse...

Das coisas simples e originais de cada um de nós!

Gostei!!!