quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Dê-me a prova!

Engraçado como o ser humano precisa de provas para constatar as coisas. E isso deve ter registros mais antigos que relato bíblico, como quando São Tomé afirmou só crer em Jesus Cristo a partir do momento em que o visse. E eis que Cristo veio à tona, e assim fazemos nós, na lida cotidiana, para garantir nosso espaço, ou simplesmente para provarmos que somos capazes.
Difícil entender o que eu digo? Explico. Não basta você dizer que tem um diploma, é profissional, atuou nesta ou naquela área, tem materiais disso ou daquilo. Ninguém acredita em você. Ou sequer ler o que você escreve. Ou nem olha o seu currículo. Daí te chamam para um trabalho e você atua - e se dá bem, simplesmente porque é bom, porque sabe o que está fazendo, porque se esforçou, ou pelo conjunto de tudo isso. Ponto pra você, está aí a prova. Antes disso? Nem tente argumentar.
Se você diz que escreve, ninguém acredita em você, a não ser que crie um blog, ou publique algo impresso de grande ou média circulação.
Você diz que canta? Ha ha, te têm como um cantor de banheiro de quinta. Aí precisa que você arranhe a garganta em público ou as cordas do violão. Antes disso? Não, não. Vamos chamar fulano que todo dia está naquele barzinho ponta de esquina mais bebendo do que cantando algo. O violão e as palmas dos semi-bêbadoscurtindoqualquercoisa ajudam a maquiar as notas não alcançadas.
"Ah é, você atua? Não sabia..." É o primeiro comentário. Em seguida, fulano sai com o sorriso no canto da boca e comenta com beltrano a pérola: "diz ele que é ator! hahaha" E a boca só se cala ao assistir um primeiro espetáculo ou quando o pobre ator desacreditado ganha fama nacional: "Meu amigão ali, poxa... batíamos altas resenhas juntos. Excelente ator!"
Você é fotógrafo? Fez vários cursos e especializações? Quem se importa? "Todo mundo que tem uma câmera digital é fotógrafo", é o primeiro comentário.
Bem, não podemos descartar os "garganteiros" de plantão, que mais falam do que fazem. Mas se olharmos bem, os que mais falam do que fazem são pobres coitados tentando se auto-afirmar, daquele tipo de pessoa que se auto-elogia diversas vezes ao dia e dorme pensando nas próximas estratégias para chamar atenção no dia seguinte.
Mas se a música pede uma dança - não, não sou dançarina profissional, arrisco passos ao som de cantores pop internacionais brincando na frente do espelho - a gente tem que saber dançar.
Então não estranhe se me vir por aí com cara de poucos amigos tentando mostrar a que vim. Ganha a lei do mercado. Só se acredita vendo, infelizmente. Bons mesmo são aqueles que chegam lá, e dão a prova. Por mais difícil que isso seja de engolir.

2 comentários:

Anônimo disse...

Diiidis..
Otimo texto.
Eh isso ai mesmo... sabe fazer? Prove. Antes disso voce só eh mais um na multidão.

Beeeeeejao!
=*

P.A. disse...

Como diz a canção... "o que eu mais queria era provar pra todo mundo que eu não precisava provar nada pra ninguém"...

Isso é mesmo muito chato... ter que dar provas a todo o momento de que sabes e que podes fazer...

Mas é a lei do mundo em que vivemos... e tem que ser assim mesmo... afinal... quantos se formam, em jornalismo, por exemplo, e mal sabem fazer um 'lead'?! [peguei pesado, neh?! acho que lead eh a única coisa que todo mundo sai sabendo fazer... kkk... ]

Mas é isso ai! Que continuemos provando do que somos capazes e para que viemos a este mundo!

belo texto!

Bjozzzz!!